quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Socialismo funcionaria ???



Pensando sobre esse assunto, descobri uma experiência socialista realizada em 1931 por um professor da Universidade do Texas  Tech que disse nunca ter reprovado um só aluno antes, mas que havia, uma vez, reprovado uma classe inteira.

Essa classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo'.

O professor então disse: "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. 


Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...

Depois que a média das primeiras provas foi tirada, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou  indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.  Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. 

Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".

Ninguém gostou.


Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".

As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... para sua total surpresa.


O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado."Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."


"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém."


Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.


É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."


Adrian Rogers, 1931

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feriadão abençoado!!!


Impressionante como os dias que antecedem feriados são tensos! É uma loucura generalizada. É o trabalho da semana inteira que precisa ser feito em uma quantidade menor de dias, são os preparativos de viagens, é o trânsito maluco da cidade grande...

Todos parecem enlouquecer momentaneamente para depois gozar do merecido descanso.

Minha semana foi um inferno, trabalho atrás de trabalho, muita coisa, pouco braço... Stress, colegas de trabalho derramando lágrimas de tensão... Uma loucura, mas hoje a calmaria... ouvindo música até a madrugada, acordando a hora que quiser (apesar de eu ter acordado 7:23h - o corpo pediu)...

Não quero fazer inveja, mas hoje farei ovos de páscoa artesanais. Vamos para a casa da sogra picar e derreter chocolate, depois jogar nas formas, colocar na geladeira, esperar endurecer, embalar e comer... ui ui ui... que coisa boa.

Chega de pós-graduações por esses dias, penso nisso na semana que vem. Nos próximos 4 dias quero descansar, relaxar, ouvir música, comer chocolate, passear... 
  
Alguém tem alguma sugestão melhor???

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mil desculpas . . .

Ultimamente tenho andado tão atarefada, que mal me sobra tempo para escrever no blog... são muitas ideias, mas pouco tempo para colocá-las em prática... imperdoável...

Agora sei que ficará ainda mais complicado, em razão de duas pós que inventei de fazer, mas mesmo assim tentarei me redimir... 

Vamos que vamos pessoal... agora não tem mais desculpa, o carnaval acabou e o Brasil começa a funcionar... Será?



.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

I am The Eggman . . . I am the Walrus . . .

Uma das músicas mais incoerentes e desajeitadas dos Beatles é também uma das que mais me fazem lembrar meus agitados dias em solo germânico.

Essa música é um exemplo de que de falta de criatividade não morreu John Lennon, e com ele, o seu inseparável companheiro de cadeira, Paul McCartney (que continua vivinho da silva fazendo shows por aí), pois a música é simplesmente uma junção não de duas, mas de três ideias do Cabeça dos Beatles, enquanto pessoas se estapeam por meia ideia.

A primeira surgiu quando Lennon ouviu, em sua casa de Weybridge, uma distante sirene de polícia e pensou na seguinte frase: "Mis-ter c-ity police-man" no ritmo da sirene. A segunda veio de uma melodia pastoral sobre seu jardim em Weybridge. E a terceira, mas não menos importante, era uma canção nonsense sobre sentar em um cereal de milho.

Quarry Bank Scholl
Mas essas ideias somente transformaram-se em música depois que um aluno da sua antiga escola Quarry Bank Scholl enviou-lhe uma carta mencionando que seu professor de inglês estava analisando as músicas dos Beatles em classe. O fato divertiu Lennon, até porque nessa mesma escola, certa vez, disseram-lhe que ele não iria a lugar nenhum, motivo pelo qual Lennon decidiu confundir as pessoas com uma música cheia de sinais desconcertantes e incoerentes.

O Beatleman começou a inventar imagens absurdas como "semolina pilchards ascending the Eiffel Tower", "elementary penguins singing Hare Krishna" e a inventar palavras sem sentido como "texpert", "crabalocker", antes de começar a juntar os versos de abertura escritos numa viagem de ácido.

Então, depois de pronta Lennon disse "Let the f*ckers work that one out". Quanta espirituosidade!?!?

A morsa e o carpinteiro
Pois bem, avançando no sentido de tão incoerente canção, descobre-se que "The Walrus" (a morsa) veio do poema de Lewis Carroll, "The Walrus and The Carpenter" do livro "Through The Looking Glass". E que o "Eggman" é, supostamente, uma referência ao vocalista do The Animals, Eric Burdon, mas essa parte deixa pra lá...

O que eu sei é que sempre que escuto essa música, imagens que nada tem a ver com os pensamentos de Lennon ao fazer a canção pipocam dentro da minha cabeça (policeman, eggman, english garden, cornflake, g´joob, Eiffel Tower, all together, waiting for the sun, choking smokers, joker...), fazendo-me lembrar com alegria, e até mesmo saudade, daqueles desconcertantes dias em solo tudesco.


I Am The Walrus
The Beatles (Lennon/McCartney)

I am he
As you are he
As you are me
And we are all together

See how they run like pigs from a gun
See how they fly
I'm crying

Sitting on a cornflake
Waiting for the van to come
Corporation tee shirt
Stupid bloody tuesday
Man, you've been a naughty boy
You let your face grow long

I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob

Mister city
Policeman sitting
Pretty little
Policemen in a row
See how they fly like lucy in the sky
See how they run
I'm crying (4x)

Yellow matter custard
Dripping from a dead dog's eye
Crab a locker fishwife
Pornographic priestess
Boy, you've been a naughty girl
You let your knickers down

I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob

Sitting in an english garden, waiting for the sun
If the sun don't come you get a tan
From standing in the english rain

I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob

Expert texperts choking smokers
Don't you think the joker laughs at you?
See how they smile like pigs in a sty
See how they snide
I'm crying

Semolina pilchard
Climbing up the eiffel tower
Elementary penguin
Singin' hare krishna
Man, you should have seen them
Kicking Edgar Allan Poe

I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob








Feliz 2011 !!!

Related Posts with Thumbnails