Uma das músicas mais incoerentes e desajeitadas dos Beatles é também uma das que mais me fazem lembrar meus agitados dias em solo germânico.
Essa música é um exemplo de que de falta de criatividade não morreu John Lennon, e com ele, o seu inseparável companheiro de cadeira, Paul McCartney (que continua vivinho da silva fazendo shows por aí), pois a música é simplesmente uma junção não de duas, mas de três ideias do Cabeça dos Beatles, enquanto pessoas se estapeam por meia ideia.
A primeira surgiu quando Lennon ouviu, em sua casa de Weybridge, uma distante sirene de polícia e pensou na seguinte frase: "Mis-ter c-ity police-man" no ritmo da sirene. A segunda veio de uma melodia pastoral sobre seu jardim em Weybridge. E a terceira, mas não menos importante, era uma canção nonsense sobre sentar em um cereal de milho.
|
Quarry Bank Scholl |
Mas essas ideias somente transformaram-se em música depois que um aluno da sua antiga escola Quarry Bank Scholl enviou-lhe uma carta mencionando que seu professor de inglês estava analisando as músicas dos Beatles em classe. O fato divertiu Lennon, até porque nessa mesma escola, certa vez, disseram-lhe que ele não iria a lugar nenhum, motivo pelo qual Lennon decidiu confundir as pessoas com uma música cheia de sinais desconcertantes e incoerentes.
O Beatleman começou a inventar imagens absurdas como "semolina pilchards ascending the Eiffel Tower", "elementary penguins singing Hare Krishna" e a inventar palavras sem sentido como "texpert", "crabalocker", antes de começar a juntar os versos de abertura escritos numa viagem de ácido.
Então, depois de pronta Lennon disse "Let the f*ckers work that one out". Quanta espirituosidade!?!?
|
A morsa e o carpinteiro |
Pois bem, avançando no sentido de tão incoerente canção, descobre-se que "The Walrus" (a morsa) veio do poema de Lewis Carroll, "The Walrus and The Carpenter" do livro "Through The Looking Glass". E que o "Eggman" é, supostamente, uma referência ao vocalista do The Animals, Eric Burdon, mas essa parte deixa pra lá...
O que eu sei é que sempre que escuto essa música, imagens que nada tem a ver com os pensamentos de Lennon ao fazer a canção pipocam dentro da minha cabeça (policeman, eggman, english garden, cornflake, g´joob, Eiffel Tower, all together, waiting for the sun, choking smokers, joker...), fazendo-me lembrar com alegria, e até mesmo saudade, daqueles desconcertantes dias em solo tudesco.
I Am The Walrus
The Beatles (Lennon/McCartney)
I am he
As you are he
As you are me
And we are all together
See how they run like pigs from a gun
See how they fly
I'm crying
Sitting on a cornflake
Waiting for the van to come
Corporation tee shirt
Stupid bloody tuesday
Man, you've been a naughty boy
You let your face grow long
I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob
Mister city
Policeman sitting
Pretty little
Policemen in a row
See how they fly like lucy in the sky
See how they run
I'm crying (4x)
Yellow matter custard
Dripping from a dead dog's eye
Crab a locker fishwife
Pornographic priestess
Boy, you've been a naughty girl
You let your knickers down
I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob
Sitting in an english garden, waiting for the sun
If the sun don't come you get a tan
From standing in the english rain
I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob
Expert texperts choking smokers
Don't you think the joker laughs at you?
See how they smile like pigs in a sty
See how they snide
I'm crying
Semolina pilchard
Climbing up the eiffel tower
Elementary penguin
Singin' hare krishna
Man, you should have seen them
Kicking Edgar Allan Poe
I am the eggman
They are the eggmen
I am the walrus
Goo goo g'joob
Feliz 2011 !!!