domingo, 9 de maio de 2010

Filosofia barata... pero no mucho...


Ultimamente tenho visto o aumento vertiginoso de livros no estilo: a bobagem e a filosofia. Tem "Beatles e a Filosofia", "Pink Floyd e a Filosofia", "Seinfeld e a Filosofia", "House e a Filosofia", "Lost e a Filosofia", "Metallica e a Filosofia", "Os Simpsons e a Filosofia", e assim por diante.

Parece que estes livros estão tão na moda, que a cada semana é lançado um novo título. Tenho a impressão que a onda dos livros de auto-ajuda deu passagem aos livrecos abobrinha-filosofia. Toda vez que passo em frente a uma livraria me espanto com o novo exemplar publicado. Será que eles usam um formulário filosófico e só mudam o tema de comparação?

Esse povo consegue mercantilizar tudo, qualquer coisa vira alvo dos caça-bolsos... ah, se o primeiro vendeu, vamos fazer outros iguais, com pequenas variações, para que os pseudo-intelectuais-capitalizados se esbaldem e encham nossos cofres já inflados.

Tem momentos em que o capitalismo selvagem me irrita. Daqui a pouco sai um "Bozo e a Filosofia" que infestará as prateleiras das livrarias nacionais e custará a pequena bagatela de R$79,99, num país onde há isenção fiscal para o papel...

E vamos vivendo nossa vida, assistindo a novela dos oito e esperando o próximo "Viver a Vida e a Filosofia"...

.

Um comentário:

Unknown disse...

Você tem uma visão muito pejorativa referente a cultura popular, em seu ponto de vista você deve ter em mente que existe uma clara divisão de importância entre temas acadêmicos ou também intitulado cultura erudita e cultura popular.

Meu amigo a cultura popular também é objeto de pesquisa por exemplo porque temas como você diz "... livrecos abobrinha-filosofia." fascinam tantas pessoas.

Related Posts with Thumbnails