domingo, 10 de janeiro de 2010

A 1ª Grande Piada de 2010...

Não é de hoje que ressalto minhas reservas em relação ao presidente do STF, o senhor Gilmar Mendes. Volta e meia vejo notícias absurdas envolvendo o nome desse "ilustríssimo" senhor. Para quem não viu, certa vez o Ministro da Suprema Corte, o corajoso Joaquim Barbosa, disse a seguinte frase: "Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar"... Ponto pro Ministro Joaquim... Ele tá merecendo uma bala juquinha...

Essa discussão aconteceu um dia antes do ministro Gilmar completar um ano na presidência do Supremo, quando o Ministro Joaquim numa sessão plenária, depois de ser acusado por Gilmar de julgar por classes,  não se conteve e afirmou em alto e bom som: “Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua ministro Gilmar”. Gilmar retrucou: - "Eu estou na rua!". Barbosa prosseguiu: - "Vossa excelência não está na rua não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor me respeite."

Olha, essa discussão foi um rebuliço só, falaram dela por semanas e semanas, uns aplaudiram, outros vaiaram, outros se conformaram. Eu, pessoalmente, me surpreendi positivamente com a coragem do Ministro Joaquim em peitar, segundo ele próprio, o chefe dos capangas do Mato Grosso.

Mas deixando esse bafafá no passado, hoje, ao navegar tranquilamente pela internet, me deparei com a primeira grande piada do ano:

Ministro Gilmar Mendes diz que pobres e ricos têm o mesmo tratamento no STF. Veja notícia aqui
Puxa, será que eu estou com Alzeimer? Tô variando? Será que eu entendi bem?

Intrigada com o teor de tão insólita notícia, a única atitude sensata que pude ter foi me acabar em gargalhadas... Acho que fazia tempo que eu não gargalhava tão gostoso. Foi a piada mais engraçada que eu escutei até agora, proveniente, é claro, de algum erro de comunicação. Ou o jornalista não entendeu bem as afirmações do senhor Gilmar, ou o senhor Gilmar não soube se expressar de maneira clara e eficaz.

Imagine se o "ilustríssimo" ministro Gilmar Mendes iria perder sua linda noite de sono decidindo um habeas corpus de algum pobretão. Eu duvideodó... Agora do dono de algum banco, não é preciso nem comentar...

Pra não me taxarem de radical, só tenho a dizer que tenho lá minhas dúvidas quanto ao equilíbrio da balança da justiça brasileira, mas enfim, quem sou eu pra duvidar das afirmações categóricas do "magnânimo" presidente da Corte Máxima do Estado Democrático do Direito???


OBS.: Pra quem não notou, algumas letras foram grafadas minúsculas de propósito...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails