domingo, 10 de janeiro de 2010

Promessas de amor...

Às vezes escutamos alguém comentar que possui um companheiro muito ciumento. Nesse minuto pensamos em como alguém pode aguentar o ciúme doentio de outra pessoa?

Não sou expert no assunto, mas acho que as pessoas que sofrem desse mal, geralmente, são pessoas imaturas e inseguras que não confiam em si próprias.

A pessoa ciumenta acha que será traída a todo momento. A cada olhar do parceiro, a cada passo da pessoa "amada", a cada estranho que se aproxima, o ciumento enxerga uma provável traição. Nessas relações o parceiro precisa se anular, esquecer dos amigos, dos conhecidos e das pessoas que poderiam ser conhecidas, para conservar a paz de espírito do aflito companheiro.

Esse tipo de relacionamento, na maioria das vezes, está fadado ao fracasso. O parceiro prejudicado até tenta levar o relacionamento pra frente, mas o ciumento impede que a harmonia se instale na vida do casal. Há situações em que percebemos nitidamente que o sentimento que motiva o ciumento não é o amor, e sim a posse exclusiva, a dominação.

As frases preferidas dos ciumentos de plantão são: me dá uma chance; eu juro que não faço nunca mais; eu juro que vou mudar; sem você eu não vivo; e por aí vai. Eles juram por tudo, até pela alma do piriquito, mas quase sempre essas juras não valem pra nada. E para piorar, o ciumento acha que não é ciumento, que suas atitudes são completamente normais, e que o companheiro tem que aguentar seus ataques calado.

A falta do "semancol" é tão nítida, que mesmo depois do alerta das pessoas mais próximas, e mesmo de eventuais conhecidos, o ciumento ainda acha que tudo o que ele faz é perfeitamente normal. Brigar num bar é normal, gritar com o parceiro por causa de um ataque de ciúmes é normal, arrumar confusão com deus e o mundo por causa de ciúmes é normal, afastar seu par do convívio social é normal e todo e qualquer absurdo em nome do seu ciúme doentio é normal.

Nos casos mais graves, o ciumento chega a agredir o parceiro por causa de seus delírios, e mesmo assim não percebe que passou dos limites, acha que a culpa foi do outro que supostamente teria dado motivo pra ele agir assim.  Ele acha que o parceiro é obrigado a mudar seu jeito de ser só porque ele quer. É o cúmulo do egoísmo.

O ciúmes incontrolável fulmina relacionamentos que poderiam dar certo, somente porque um dos parceiros não consegue administrar suas neuras. Nessas horas que eu pergunto, será que existe alguma solução para esse problema???

.

3 comentários:

O sonho de uma sombra disse...

ainda bem que a gente não é assim, né?!

mallingr

Patricia... disse...

Ainda bem... e eu agradeço por isso...

Gisele Santos disse...

Eu conheço alguém que é assim...uma bala para quem adivinhar!!!

Related Posts with Thumbnails