domingo, 20 de junho de 2010

Na minha adolescência, quando eu apanhava por roubar latas e mais latas de leite moça...

Não sei... mas hoje estou nostálgica, lembrando dos livros lidos na minha hoje distante adolescência, quando eu realmente apanhava por ser uma viciada em leite moça.

Minha mãe nunca encontrava uma latinha sequer... no mesmo instante em que a lata entrava em casa, já era desviada para o mercado negro que existia debaixo da minha cama... Ai como era bom...  

Naquela época, quando eu tinha uns quatorze, se não me engano, li um livro do Pedro Bandeira. Era um livro para adolescentes, desses que tem na biblioteca da escola. O nome era "A marca de uma lágrima". Um lindo nome para um livro adolescente. Acho que na época o li umas 5 vezes, sempre me emocionando com o drama de Isabel, uma garota que se acha feia e que tem uma enorme espinha no nariz no dia da festa de aniversário de um primo que ela não vê há anos.

Era um livro sem maiores pretensões, mas que ficou guardado na minha memória como uma bonita história de amor. Isabel é uma ótima escritora de poemas que se apaixona pelo primo. Uns dias depois da festa, ela jura de pés juntos que foi o primo quem a beijou debaixo de uma mangueira enquanto ela chorava.

O único problema é que a amiga dela também está apaixonada por este primo e a pede para escrever os poemas que encantam o garoto, e que ele, enganado, pensa que são de autoria dessa amiga. No meio do caminho alguém assassina a diretora da escola e Isabel é a única testemunha. Depois de muito suspense, encontros e desencontros, o livro acaba deixando aquele gostinho agradável, que só um bom romance consegue deixar.

Não sei porque, mas lembrei de "A marca de uma lágrima" hoje, um livro que eu nunca esqueci e que me faz lembrar com alegria meus tempos de adolescente incompreendida...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails