sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Religião: Variações do mesmo tema...

Dia desses estava conversando com o Du sobre religião e qual o motivo de sua existência. Muito bem, alguém já parou pra perguntar por que existem as religiões?

Claro que esse tema não é pacífico, ainda mais considerando o fato das pessoas religiosas tenderem a colocar essa discussão na lista de tabus sociais. Mas enfim, por quê?

Pensando sobre o assunto, acho que não é muito difícil perceber que a religião, seja ela qual for, é uma invenção humana.

Foram os homem que inventaram os cultos, as entidades, os símbolos, os santos, os gurus, as missas, os monges, os hereges, as freiras, os rituais, os anjos, os padres, os templos, o dízimo, os deuses e os demônios.

Mas aí eu me pergunto porque causa, motivo, razão ou circunstância tudo isso foi inventado pela mente altamente criativa do homo sapiens?

Em primeiro lugar temos que pontuar o fato do homem, como ser social munido de racionalidade e capacidade de significação, necessitar constantemente de respostas para sua eterna busca do sentido de sua existência. Porque nasço, cresço, procrio e morro?

Registrado isso, verificamos que esse mesmo homem, criativo e questionador que é, precisa buscar no mundo externo teorias que lhe sosseguem a inquietação.

Nesse ponto, é preciso esclarecer que nos tempos remotos, a religião foi uma das formas encontradas pelo homo sapiens para manter unido o grupo e garantir a sobrevivência da espécie, fato este que não mais se aplica nos tempos modernos, onde essa missão foi substituída pela política e as fronteiras imaginárias dos países soberanos.  

Então, terminada a finalidade de garantir a sobrevivência da espécie, com a evolução da sociedade, alguns homens, sabendo da necessidade fisiológica do ser humano em encontrar o sentido da vida, resolveram conceder as respostas que todo seu grupo social buscava através da teoria religiosa, que, na verdade, de fato garantidor da preservação da espécie, acabou se transformando, atualmente, numa forma encontrada pelo mais "forte" - no ponto de vista mental -, do grupo para exercer seu poder diante dos outros sem a necessidade do uso da força.

Veja que a religião é uma forma de poder. Ela é uma das muitas formas encontradas pelo criativo homem para exercer seu poder sobre determinado grupo de pessoas sem violência física. Um homem diz a outro que caso ele não obedeça determinadas regras, ele será futuramente castigado por uma força ou ente supremo. Pronto, o primeiro homem exerce seu poder através do medo.

Note que é exatamente assim que agem as religiões: se você não respeitar os dez mandamentos, vai pro inferno; se você não casar virgem, será impura; se você não fizer as oferendas para as entidades, alguma coisa ruim vai te acontecer; se você não rezar diariamente ajoelhado no mesmo horário, o magnânimo te castigará; se você não acreditar no que eu digo, não vai pro paraíso; e assim por diante.

Mas é claro que nem só de castigo vivem as religiões, pois, para que essa forma de poder funcione também são necessárias as recompensas: se você obedecer, os portões do céu abrir-se-ão e as cornetas dos anjos soarão majestosas; se você rezar oitenta terços inteiros, todos os dias durante nove semanas, receberá a graça pretendida; se você pagar o dízimo, terá garantido seu lote no Éden, ou ainda, nas religiões mais "modernas", receberá o triplo do dízimo ainda em vida; se você se matar em nome da religião, e levar alguns infiéis junto, terá à sua disposição, no paraíso, setenta e duas virgens; se você fizer o despacho, seu amor voltará correndo; e mais infindáveis exemplos.

Pois bem, diante da necessidade natural do ser humano em acreditar que sua existência não é em vão, os auto-intitulados "sacerdotes" descobriram como fazer com que essas pessoas, sedentas de motivação, obedecessem tudo aquilo que lhes fosse imposto, sempre no sistema castigo/recompensa.

É assim que as religiões funcionam, não sendo difícil perceber que todas são variações do mesmo tema, ou seja, formas não-violentas (fisicamente) de poder. Eu falo, você obedece, porque se você não obedecer, será castigado.

Contudo, as religiões são tão organizadas que convenceram aqueles que acreditam cegamente nas suas regras, que questioná-las é pecado, que quem colocar em dúvida seus ensinamentos será considerado inimigo, elemento altamente perigoso.

Ou seja, o poder é tanto, e tão previsível, que fez com que seus próprios "servos" atuassem como protetores da religião, excluindo de seu convívio os "elementos corrompidos" que acreditassem em outras coisas, ou ainda, o que é pior, em nada acreditassem.

Se você não acredita no que eu falo, você é louco e meu inimigo. Morte aos inimigos!!! Morte aos hereges!!! Vamos à Inquisição!!! Trancafiem os descrentes!!! Acabem com todos os que não estejam conosco!!!

E agora eu pergunto se você já parou para pensar por que até hoje a maioria das pessoas acha que religião não se discute???


.

Um comentário:

O sonho de uma sombra disse...

Na minha religião, quem vai pro paraíso ganha 72 balas juquinha!!!!!!!

inglesse

Related Posts with Thumbnails