sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ordem e Progresso...

Hoje, enquanto eu navegava na internet deitada no sofá-cama de casa, pousou um pardal na minha janela. Ele ficou lá um bom tempo, olhando de um lado para o outro, até que olhou para dentro e me viu. Ficou ali me olhando, virando a cabeça e me olhando. O encarei fixamente, com medo que ele se assustasse e deixasse minha janela. Ai como são lindos os passarinhos. Depois de se certificar que eu não lhe faria mal algum, ele se foi e me deixou com um sorriso bobo nos lábios.

A natureza é realmente esplêndida, é tudo lindo e perfeito, até uma minhoca tem seu charme. Claro que não começarei a sorrir para minhocas, mas sem elas, a cadeia alimentar seria seriamente prejudicada. Tudo faz parte de um sistema muito bem organizado, onde cada um tem o seu papel.

A abelha poliniza, o passarinho distribui sementes, a aranha contribui para o controle da taxa de natalidade dos insetos menores e assim por diante. Porém o homem, a praga terrestre, destrói tudo o que vê pela frente. A Amazônia, pulmão do mundo, diminui a olhos vistos, vítima da ganância humana.

A cada dia que passa, as fábricas de automóveis batem recordes de produção produzindo milhares de unidades altamente poluentes, e ainda acham que isso é uma boa coisa. Diariamente, essas mesmas fábricas poluem os rios, matam os peixes, que por sua vez, não servirão mais de alimentos para outros animais dessa tão linda e maravilhosa natureza.

Nós homens estamos destruindo a cadeia alimentar, acabando com o equilíbrio do frágil ecossistema e assinando diariamente a nossa sentença de morte. Nosso lixo não é reciclado, sacolas de mercado acabam com a natureza. Bitucas de cigarro vão parar no estômago de algum animal desavisado. É isso que o homem faz de melhor, polui.

Todos os dias, todos nós contribuímos para a destruição da natureza. Jogamos óleo de cozinha direto na pia, jogamos quilos e quilos de plástico fora, andamos com nossos veículos poluentes pra lá e pra cá, entre milhares de outros detalhes igualmente destruidores. Não somos vítimas, também somos vilões.

Mas então, será que existe algo que possa parar com essa poluição? A resposta é não, jamais conseguiremos parar de poluir, pois nossa vida cotidiana está intimamente atrelada às causas poluidoras do meio-ambiente. É possível retardar seu crescimento, mas nunca acabar com ele. Podemos tentar as fontes reutilizáveis de energia, o biocombustível, os materiais biodegradáveis, mas parar de poluir, nunquinha.

Esse foi o caminho que escolhemos, o caminho que chamamos de progresso. Teria sido mais coerente nomear de destruição, mas enfim, fiquemos com o progresso mesmo. O progresso do homem é a destruição da natureza. Ciclicamente, podemos verificar que o homem mata a si próprio, lentamente, como um compenetrado torturador chinês. Todos os dias o homem se mata mais um pouquinho. Será que podemos chamar isso de suicídio, suicídio em massa?

É o que tudo indica, pois nós, os seres dotados de racionalidade, somos os que se portam com mais "irracionalidade" perante a natureza. Aos animais que denominamos irracionais, meu eterno respeito pela lição de racionalidade e responsabilidade ambiental que teimamos em não aprender.

.

Um comentário:

O sonho de uma sombra disse...

Eu lembrei do "La tigre e la neve", quando o Attilio di Giovanni (o Roberto Benigni) conta pras filhas a história de quando um passarinho pousou no seu ombro...

sured

Related Posts with Thumbnails